Cabos e Cia - World Game

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Úteis
 
 
 
HDMI
Tipo de Sinal: Digital
O HDMI é a melhor e mais flexível conexão do momento. Ele pode lidar com sinais de vídeo de até 4K (4096×2160p, apenas na versão HDMI 1.4) Que é a resolução usada em cinemais digitais lá fora. Na versão mais comum 1.3 que temos hoje na maioria dos televisores e players digitais, ele suporta até 2560x1600p, além de sinais de áudio sem compressão de até 8 canais em 24 bits / 192khz. Além dos novos sinais de áudio DTS Master Audio e Dolby Thue HD. Os sinais são todos digitais, e é a melhor conexão para vídeo e áudio que existe. O cabo é a prova do futuro, podendo ter o sistema melhorado, como os upgrades que já ocorreram no protocolo, de 1.1 pra 1.2, 1.3 e agora 1.4. O HDMI é o único e o melhor cabo que passa sinais de vídeo e áudio em uma única via. Em distâncias de até 5 metros ele não perde sinal, mas acima disso precisa de um amplificador.
 
 
DVI
Tipo de Sinal: Digital
O DVI é um cabo que faz tudo que o HDMI faz, só que sem áudio, só lida com sinais de vídeo.`Ele é um cabo digital, com a mesma “capacidade” do HDMI, então seu uso é mais direcionado a conexões profissionais e de informática, onde ligam monitores sem precisar de áudio no mesmo sinal. É a melhor conexão exclusiva de vídeo que existe no mercado consumidor. O cabo exige uma construção delicada e por isso qualquer cabo DVI que se preze é relativamente caro comparado aos outros, mas ele pode mandar sinais com resoluções de 1920×1200 em distâncias de até 5 metros, além disso o sinal vai se perdendo e o uso de um amplificador de sinal é necessário.
 
 
VGA
Tipo de Sinal: Analógico
O cabo VGA é usado na sua maioria das vezes em informática, ele pode carregar sinais de vídeo analógico (equivalente ao cabo vídeo componente) com resolução de até 2048×1536. Ele foi desenvolvido em 1987 e não mudou até hoje, por isso existem muitas desvantagens que um cabo/conexão melhor podem superá-lo, como interferências e velocidade do sinal, que às vezes resulta em fantasmas na imagem (Ghosting).
 
 
Vídeo Componente
Tipo de Sinal: Analógico
Vídeo Componente, ou também conhecido como RGB, ou YPbPr, é uma conexão de vídeo de ótima qualidade, podendo lidar com sinais analógicos de vídeo até 1080p. O sinal é separado nas três cores primárias (vermelho, verde e azul) em conectores do Tipo “RCA”. O sinal em Vídeo Componente pode ser enviado sem compressão mas exige muito “espaço” para poder levar tudo sem compromissos, então o uso de um cabo pra cada cor foi aplicado. O uso dessa conexão geralmente encarece o sistema, pois você precisa de três vias para fazer uma conexão entre equipamentos de vídeo, todos devem ser de boa qualidade e isso afeta o custo. O sinal Vídeo Componente não lida com alguns sinais que existem hoje, como True Cinema 24p, Deep Color e etc, e pode ainda sofrer interferências externas por ser um cabo analógico na construção.
 
 
Super Vïdeo
Tipo de Sinal: Analógico
Super Vídeo, ou S-Video, ou S-VHS é o nome deste conector também analógico, que envia sinais deparados de “Luma” e “Chroma”, ou seja, Luminosidade (Brilho) e Cor. Ele pode lidar com sinais progressivos até 567p (Pal). É uma conexão de qualidade superior ao Vídeo Composto, mas ainda sim ultrapassada e muito inferior ao que temos hoje em dia em termos de qualidade.
 
 
Vïdeo Composto
Tipo de Sinal: Analógico
Vídeo composto, também conhecido como “RCA” é a conexão mais simples e, atualmente, de menor qualidade de vídeo. Em um único cabo passa todo o sinal do vídeo analogicamente. Este conector existe desde o começo dos anos 80. Hoje em dia não temos mais motivos para utilizá-la.
 
 
RF
Tipo de Sinal: Analógico
RF é o modo mais antigo de transmissão de vídeo. Cabos de RF são encontrados de dois tipos: coaxial 75 ohms e paralelo 300 ohms. É o mais inferior dos conectores, qualidade ruim e muita interferência.
 
 
Coaxial Digital (Áudio)
Tipo de Sinal: Digital
Nessa conexão de áudio, também conhecida como S/PDIF, temos novamente o cabo RCA, só que usado com sinal digital com compressão, de até 48KHZ e 20 Bits, e até 6.1 Canais discretos de áudio. Ele não consegue lidar com sinais de audio HD, nem sinais sem compressão no formato DTS e Dolby, o único sinal que ele lida sem compressão é o de CD, 44.1KHZ, 16 Bits, estéreo. É uma conexão muito comum em DVD Players, e permite que você mande os sinais mais comuns de DVD e surround com uma qualidade excelente.
 
 
Óptico Digital (Áudio)
Tipo de Sinal: Óptico
O cabo óptico ou TOSLINK, tem as mesmas especificações e capacidades do Coaxial Digital, só que pode levar sinais a grande distâncias e não sofre com interferências externas, por ser um sinal de luz. Ou há luz, ou não, então não existe interferência.
É uma conexão capaz de lidar com todos os sinais de áudio encontrados em DVD, mas assim como o Coaxial, ele não lida com sinais sem compressão (exceto o de CD) e nenhum sinal de Audio HD. Há sempre uma briga entre qual é o melhor entre Coaxial e Óptico, ambos são iguais, até pelas especificações técnicas, mas o óptico leva vantagem pelo tipo de condução de sinal.
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal